Gospentecostal analisa "Cantar é viver" de Jairinho Manhães



Fazia muito tempo, que não ouvia um CD tão perfeito com este. Poucas vezes ouvi um CD com uma produção tão bela como esta.
Quem falou que Jairinho Manhães tinha perdido a mão, pode perceber que o maestro está melhor do que nunca. Com uma voz firme e marcante, interpreta com maestria os louvores compostos por Tony Ricardo.
Segundo o próprio Jairinho, o CD foi idealizado em cima do testemunho da cantora Cassiane que é sua esposa, e ele entregou o livro que conta todo o testemunho, ao compositor Tony Ricardo. Então a partir daí começou todo o projeto.

Vamos tratar de cada canção.

01- Incondicionalmente: Essa canção é extraordinária! É como uma oração. A introdução dela é fenomenal, só piano, teclados e cordas. Então a música começa a crescer, em cada frase aumenta o nivel de espiritualidade. Olha só um trecho: "Tem dias que me faltam as palavras para orar! E entre lágrimas e gemidos, só consigo te adorar!" É muito forte.

02- Milagre de Deus: Essa é arrepiante! Aqui começa realmente o testemunho da cantora Cassiane. E que produção, que voz, que back maravilhoso! É como se tivessemos presente ali no momento em que Cassiane ressucitou. O Jairinho fez uma excelente interpetração, uma produção extremamente maravilhosa! "E o céu desceu, naquele lugar meu corpo estremeceu. Eu posso imaginar a glória e o mover que ali aconteceu. Quem estava presente glorificou a Deus. E a morte vencida teve que ceder, porque o Dono da vida tem todo poder! Em alto som a morte exclamou: Pode voltar... Jesus Cristo te chamou!"

03- Nas asas do vento: Essa bem mais diferente que as duas primeiras, ela já é mais ao som de violão e rabeca. Mas não deixa de ser linda. Uma melodia muito legal. O back como sempre dando um show e que interpretação incrivel! "Nas asas do vendo... Meu nome escreveu e me fez profeta pra glória de Deus! Tenho um bom perfume que exala de ti, cheiro suave de Cristo em mim!"


04- Canaã chegou: É uma canção mais pop, uma letra que fala de vitória e que a promessa se cumpriu. Essa música foi o segundo single escolhido para o CD. A segunda parte começa um pouco meio incerta, mais depois que os ouvidos se acostumam, entende-se perfeitamente a mensagem e a ideia a ser passada. "Esse tempo passou, numa nova fase eu estou. A promessa se cumpriu, Canaã chegou."

05- Sinal de Deus: Como o CD foi concebido em cima do testemunho de Cassiane, não poderia faltar essa canção. Ela é tipo uma indireta muito direta para MK music. Todos sabem o ocorrido, então não preciso lembrar ninguém. Essa é uma das canções mais fortes do disco. Maravilhosa! Muito linda mesmo. "Sei que é difícil, ter que suportar acusações e sofrer calado, alvo de diversas opiniões... Quando até aquele que você acreditava ser mais que um amigo, não estede a mão pra te socorrer!"

06- Cuida de mim: A principio essa faixa parece com a música de Cassiane ''Fica comigo", mas .logo vemos que quase não tem nada a ver. Uma outra oração, dá vontade de chorar, muito linda a letra, melodia, tudo. "Fica comigo, não me deixe só! Sê meu abrigo, cuida de mim."

07- Ele é o Rei: Eu não sei vocês, mas achei a intro dessa música magnifica! Com violões, rabeca, cordas simplismente incrível! O back merece aplausos, mais também com um time desses: Kátia Santana, Josy Bonfim, Hedy Baarbosa, Fael Magalhães, Jairo Bonfim, Marquinhos Menezes, Lilian Azevedo, Joelma Bonfim, Adiel Ferrer e Paulo Zuckini. A interpretação de Jairinho é outro ponto a ser elogiado, não sei onde estava guardado esses graves e agudos inexplicavel.

08- Há um preço a pagar: Acho que não foi escolhida nenhuma música "enche linguiça" para esse álbum. Todas tem uma mensagem forte, uma pegada diferente. Essa faixa já é uma música mais pop. Fala sobre chamado, almas, e caminho. Simplismemente linda, é a mais simples de todas, tanto em letra como em arranjo. Mais uma mensagem forte e direta.

09- Pão e peixe: Essa música eu indico para grandes corais. Uma adoração muito arrepiante. E de novo tenho que elogiar o back, fazia tempo que eu não ouvia um CD em que o back é tão presente. Linda. Um coral cantando esse hino na igreja, deve ser arrepiante. Fica a dica.

10- Cantar é viver: A canção que dá título ao CD. Meu Deus! Que produção! Esse álbum é digno de disco de ouro! Essa faixa não é a melhor, mas uma das melhores. Essa fala como a música esta presente na vida do cantor e maestro. E as subidas que ele dá em certos pontos é inexplicavel, é de de encher os olhos de lágrimas com a interpretação. Digna de aplausos.

11- Excelência: Essa faixa tem a cara da cantora Shirley Carvalhaes nos anos 90 rs. É legal, uma das mais fracas. Mas não é ruim, ao contrário é bonita, só não acompanha o ritmo das outras. Fala sobre familia, adoração e tal.

12- Toque a harpa: Pra fechar com chave de ouro, uma canção incrivel como as outras. Fala sobre autoridade que tinha Davi ao tocar a harpa, fala também sobre a unção que há no louvo, e a força que tem um adorador. Muito linda.

13- Cantar é viver ao vivo...



Então o CD está excelente, com muitas novidades, como: Um CD composto por apenas um compositor. A família, pai, mãe, e pastores falando sobre Jairinho. Como ele mesmo diz, não importa o que falam de mim, mas sim quem fala.
Nota 10 para o projeto gráfico, ficou show! Nota 10 para os arranjos, interpretação e escolha de repertório. Sinceramente não esperava que esse CD fosse tão bom.
Melhores músicas: Incondicionalmente, Milagre de Deus, Nas asas do vento, Sinal de Deus, Ele é o Rei, Pão e peixe e Cantar é viver.
É mais uma voz masculina, em meio a tantas vozes femininas. É um CD digno de aplausos. E que venha disco de ouro.

Um comentário: